sábado, 2 de abril de 2011

A CRUZ

Muitas vezes, nós temos problemas, nós nos sentimos inseguros e sozinhos. Muitas vezes, nós tropeçamos em nós mesmos, nós caímos. Há momentos em que nos deparamos com uma grande dificuldade que nos angustia. É uma angústia tão grande que se transforma na única coisa que conseguimos enxergar. Ela domina nossa atenção e os nossos pensamentos. Ela não nos deixa dormir em paz. Parece ser a nossa cruz, o nosso fardo.

Uma cruz. Qual é a sua cruz?
Quais os problemas que você carrega?
Quais as dificuldades pelas quais você passa?
Só você sabe. Só você consegue entende-las.

Nós estamos na Quaresma. Estamos em um tempo em que devemos pensar quais atitudes são boas ou não para nós mesmos. Na quaresma, nós somos convidados a refletir. Somos convidados a orar. Somos convidados a ser comunhão com Deus.

Celebramos a festa da cruz; a Cruz de Jesus. Por ela, as trevas foram repelidas e a luz resplandeceu. O tamanho da posse e da entrega dessa cruz tem o mais valioso dos valores. Um tesouro, uma cruz, aquilo que há de mais belo entre todos os bens. Nessa cruz, reside toda a nossa salvação, toda a nossa libertação.

Se não houvesse a cruz, não haveria dificuldade, não existiria sofrimento.
Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado.
Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e o pecado não teria sido derrotado.

Grande e preciosa é a cruz de Jesus. Grande sim, porque, por ela, grandes bens se tornaram realidade. Preciosa também, porque a cruz é a vitória de Deus.

Hoje, Jesus nos convida a tomarmos nossas próprias cruzes nos nossos ombros para segui-lo. Essa cruz que nos acompanha pode nos parecer um grande problema, um obstáculo. Mas ela é como um presente.

Paradoxalmente, é um presente. Ela nos traz a possibilidade de encontrar Jesus, num jardim qualquer, num sonho de paz. Nunca veremos nada tão belo e lindo como esse momento.

Pense em todos os problemas que gostaria de solucionar. Tudo que o angustia, que o faz chorar, o oprime, lhe preocupa, o deixa triste. O medo do futuro, de equivocar-se, de escolher um caminho errado... Pense agora em tudo isso. Abra o seu coração e imagine-se entregando tudo isso a Deus. Coloca suas mãos em posição de entrega. Imagine-se entregando tudo isso agora, como quem entrega um saco bem pesado a outra pessoa para que o leve.

Agora, imagine tudo de bom que você quer que aconteça: momentos de felicidade, de amizade, de carinho, de paz, de amor. Imagine que Jesus coloca tudo isso em suas mãos. Faça o gesto de guardar tudo em seu coração, como se guardasse uma jóia. Guarde esse tesouro bem dentro de você e agradeça, com muita fé, de coração.


Nossa cruz se torna leve quando temos Deus ao nosso lado. É ela que nos aproxima do  encontro mais verdadeiro com o Pai. É ela que nos faz ser mais humildes. É ela que nos faz necessitar incessantemente o amor de Deus. Amor. Isso é a cruz. Deus não tem apenas o maior amor do mundo por nós, Ele é o próprio amor. E esse amor se transfigurou em cruz.

Nessa quaresma, meditemos sobre a Cruz de Jesus.
Olhe para ela. Pare um minuto. Faça silêncio.
Ouça, sinta, pense.


Grandes são os nossos problemas. Grande também é o pecado.
Mas maior ainda é a Cruz daquele que deu Sua vida por nós.

 

Um comentário: